Como escrever roteiros publicitários
- cmcaroldemelo
- Jun 28, 2021
- 3 min read
Esse texto não é sobre como ter ideias geniais de roteiros para vídeos. Eu até criei muitos roteiros, mas nenhum genial (verdade seja dita). Ele é sobre a forma de organizar um roteiro para que ele seja apresentado, aprovado e viabilizado pela marca que o assina.
Por que é importante saber fazer isso?
Roteiro é um documento formal que expõe tudo o que acontecerá no vídeo. É bom ter tudo isso em mãos de forma organizada na hora de filmar pra não ter confusão nem contratempo.
De nada adianta ter uma boa ideia, saber tudo de copy, dominar vários conceitos de storytelling, mas não saber organizar as cenas que pipocaram na sua mente.
Associando as técnicas de escrita, as formas de apresentação e a sua prática constante, seu trabalho fica mais profissional.
O que você precisa saber antes de mais nada?
1 - O roteiro apresenta o que é visto e o que é ouvido.
O que é visto: cenas, imagens, marcas, letterings, animações, efeitos visuais etc.
O que é ouvido: locução, falas, músicas, efeitos sonoros etc.
2 – É importante ter uma ideia central e resumi-la em uma sinopse.
É sempre bom que você escreva uma sinopse, que é um resumo da sua ideia. Ela é fundamental e, diferente da sinopse dos filmes de cinema ou streaming, contém spoilers. Ela deve ter o começo, o meio e o fim da “história”. Por exemplo:
Sinopse: Uma família está em casa esperando a chegada do ano novo. Quando esse momento chega, a família interage com a câmera como se ela fosse, de fato, uma pessoa que chegou para comemorar junto.
3 – Definir algumas coisas com antecedência poupa tempo.
Algumas decisões precisam ser tomadas no começo do processo criativo. Nem sempre você terá todas essas respostas, mas o importante é você ter algum direcionamento sobre o material a ser criado.
Assunto do vídeo
Objetivos
Mensagem principal
Tempo de duração
Onde vai aparecer
Produto / serviço e suas especificidades
O orçamento aceita:
Captação (filmagens de lugares, cenas, estúdio)
Cenas de banco
Cartelas animadas
Com ou sem “personagens”
Locução masculina ou feminina
Locução ou falas
Trila sonora é só uma musiquinha no fundo ou mais elaborada, com efeitos pontuais.
Forma de aprovação:
Aceita aprovar uma ideia central ou prefere ver o roteio pronto?
Quem além do contratante irá aprovar?
Quais são os formatos de roteiro?
Roteiro em tabela
O roteiro em formato de tabela tem dois lados. Do esquerdo você insere o que é visto (as cenas). Do lado direito, o que é ouvido (falas, locução e trilha sonora). As informações devem ser colocadas uma ao lado da outra, seguindo a linha de raciocínio e a ordem a serem apresentadas.
Lembra do vídeo que coloquei no começo do artigo? Esse é o comecinho do roteiro dele:

Você pode baixá-lo na íntegra aqui:
Roteiro em texto corrido
Você descreve a cena em uma linha. Na linha seguinte, descreve o que é dito.
Parece mais simples do que o roteiro de tabela, mas particularmente prefiro usá-lo quando o roteiro tem poucas falas ou quase nenhuma locução, como no exemplo abaixo:
O roteiro em texto corrido desse vídeo começa assim:

Você pode baixá-lo na íntegra aqui:
"Roteiro" Storyboard
Storyboard é uma forma de apresentar a sequência de cenas do roteiro. É como se fosse um HQ que mostra como o vídeo vai acontecer. Os profissionais de audiovisual usam esse formato para planejar a produção do filme e visualizar melhor a forma como as cenas se encadeiam. Teoricamente, o storyboard vem depois do roteiro.
No trabalho já precisei criar storyboards de roteiros para entender se eles funcionariam e enxergar como ficariam. Também já conheci profissionais super criativos que achavam mais fácil criar um storyboard do que escrever ideias de cenas. Por isso, acho válido que se saiba usar o modelo e implementá-lo na rotina da redação.
Você pode montá-lo com fotos do Google, desenhos, ilustrações simples e até mesmo, ícones. O importante é representar a ideia da melhor forma possível.
Por exemplo:

Fonte: Rock Content
Finalizando
Vale a pena aprender a usar esses formatos pois eles facilitam muito a rotina do profissional de redação/copy, do cliente e da equipe. Você perde menos tempo reorganizando o documento e pode se dedicar mais ao desenvolvimento da mensagem com criatividade. Concorda?
Comentarios