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Como escrever roteiros publicitários

Esse texto não é sobre como ter ideias geniais de roteiros para vídeos. Eu até criei muitos roteiros, mas nenhum genial (verdade seja dita). Ele é sobre a forma de organizar um roteiro para que ele seja apresentado, aprovado e viabilizado pela marca que o assina.


Por que é importante saber fazer isso?

  • Roteiro é um documento formal que expõe tudo o que acontecerá no vídeo. É bom ter tudo isso em mãos de forma organizada na hora de filmar pra não ter confusão nem contratempo.

  • De nada adianta ter uma boa ideia, saber tudo de copy, dominar vários conceitos de storytelling, mas não saber organizar as cenas que pipocaram na sua mente.

  • Associando as técnicas de escrita, as formas de apresentação e a sua prática constante, seu trabalho fica mais profissional.

O que você precisa saber antes de mais nada?


1 - O roteiro apresenta o que é visto e o que é ouvido.


O que é visto: cenas, imagens, marcas, letterings, animações, efeitos visuais etc.

O que é ouvido: locução, falas, músicas, efeitos sonoros etc.


2 – É importante ter uma ideia central e resumi-la em uma sinopse.


É sempre bom que você escreva uma sinopse, que é um resumo da sua ideia. Ela é fundamental e, diferente da sinopse dos filmes de cinema ou streaming, contém spoilers. Ela deve ter o começo, o meio e o fim da “história”. Por exemplo:


Sinopse: Uma família está em casa esperando a chegada do ano novo. Quando esse momento chega, a família interage com a câmera como se ela fosse, de fato, uma pessoa que chegou para comemorar junto.


3 – Definir algumas coisas com antecedência poupa tempo.


Algumas decisões precisam ser tomadas no começo do processo criativo. Nem sempre você terá todas essas respostas, mas o importante é você ter algum direcionamento sobre o material a ser criado.

  • Assunto do vídeo

  • Objetivos

  • Mensagem principal

  • Tempo de duração

  • Onde vai aparecer

  • Produto / serviço e suas especificidades

O orçamento aceita:

  • Captação (filmagens de lugares, cenas, estúdio)

  • Cenas de banco

  • Cartelas animadas

  • Com ou sem “personagens”

  • Locução masculina ou feminina

  • Locução ou falas

  • Trila sonora é só uma musiquinha no fundo ou mais elaborada, com efeitos pontuais.


Forma de aprovação:

  • Aceita aprovar uma ideia central ou prefere ver o roteio pronto?

  • Quem além do contratante irá aprovar?

Quais são os formatos de roteiro?


Roteiro em tabela


O roteiro em formato de tabela tem dois lados. Do esquerdo você insere o que é visto (as cenas). Do lado direito, o que é ouvido (falas, locução e trilha sonora). As informações devem ser colocadas uma ao lado da outra, seguindo a linha de raciocínio e a ordem a serem apresentadas.


Lembra do vídeo que coloquei no começo do artigo? Esse é o comecinho do roteiro dele:

Você pode baixá-lo na íntegra aqui:


Roteiro em texto corrido


Você descreve a cena em uma linha. Na linha seguinte, descreve o que é dito.


Parece mais simples do que o roteiro de tabela, mas particularmente prefiro usá-lo quando o roteiro tem poucas falas ou quase nenhuma locução, como no exemplo abaixo:

O roteiro em texto corrido desse vídeo começa assim:


Você pode baixá-lo na íntegra aqui:


"Roteiro" Storyboard


Storyboard é uma forma de apresentar a sequência de cenas do roteiro. É como se fosse um HQ que mostra como o vídeo vai acontecer. Os profissionais de audiovisual usam esse formato para planejar a produção do filme e visualizar melhor a forma como as cenas se encadeiam. Teoricamente, o storyboard vem depois do roteiro.


No trabalho já precisei criar storyboards de roteiros para entender se eles funcionariam e enxergar como ficariam. Também já conheci profissionais super criativos que achavam mais fácil criar um storyboard do que escrever ideias de cenas. Por isso, acho válido que se saiba usar o modelo e implementá-lo na rotina da redação.


Você pode montá-lo com fotos do Google, desenhos, ilustrações simples e até mesmo, ícones. O importante é representar a ideia da melhor forma possível.


Por exemplo:




Finalizando


Vale a pena aprender a usar esses formatos pois eles facilitam muito a rotina do profissional de redação/copy, do cliente e da equipe. Você perde menos tempo reorganizando o documento e pode se dedicar mais ao desenvolvimento da mensagem com criatividade. Concorda?




 
 
 

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